Aba Dropdown

sexta-feira, 25 de maio de 2018

MANUEL SAN PAYO

Encontrei-me com o MANUEL SAN PAYO (Lisboa, 1958) à porta da Galeria Monumental em Lisboa. É o dono deste espaço de exposições, é professor de desenho na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), tem um pequeno atelier no mesmo edifício da galeria e vive num dos andares do prédio.


Entrámos pela portinha do atelier ao lado da porta da galeria, que revelou uma sala rectangular com uma parede forrada a estantes com livros, mesas desarrumadas, pinturas, desenhos e objectos variados. Só havia espaço para andarmos em linha recta até à porta do fundo que se abre para a Monumental, mas mesmo assim detivémo-nos ali algum tempo.


É entusiasmante falar com o Manuel, que é afável e conversa muito sem maçar. É bastante enérgico e parece que está sempre desperto, com os olhos muito abertos, ao mesmo tempo que é paciente. Qualquer sítio para onde olhe é um estímulo para falar de determinado assunto e muitas vezes os temas atropelam-se na conversa porque há tanto para dizer. É espantoso ver como é rápido e fluído a falar, conversando como quem desmonta matrioskas. Parecia que estava perante uma pessoa com dois pares de olhos, uns para dentro e outros para fora, uns melancólicos e pesados, outros leves e cheios de vivacidade.


Costumo ver no seu instagram (@dr_stealdare ) e no seu facebook as fotografias que tira ao diário gráfico e os desenhos que faz no iPad. Quando falei nos desenhos digitais, disse-me que gostava muito de desenhar assim, que era fácil, já estava habituado e tinha uma série de aplicações instaladas  que faziam mais ou menos a mesma coisa. Num rápido 'queres ver?' e sem esperar pela minha resposta, jogou as mãos aos bolsos do casaco para de lá saírem agarradas aos dedos umas seis ou sete  canetas e lápis como se fossem lanças. 'Olha, não encontro a caneta do iPad! Deixa ver aqui...' e no outro bolso outras tantas.


Os diários gráficos são também aquilo a que se dedica diariamente. A sua tese de doutoramento recebeu o título "O desenho em viagem: álbum, caderno ou diário gráfico, o álbum de Domingos António Sequeira", onde o Manuel afirma que se quer o álbum de artista como uma presença constante e que o diário gráfico se torna num suporte cúmplice e coincidente com o quotidiano. Não é preciso segui-lo há muito tempo para perceber que as suas acções subscrevem esta ideia, já que praticamente todos os dias fotografa aquilo que desenha e "posta" sob o título 'caro diário'.


Há um diário gráfico pelo qual tem estima especial. O seu avô, vindo da aldeia de Sampaio no Minho, emigrou com a mulher e as duas filhas a bordo de um navio transatlântico. Alterou o seu apelido para o nome da terra de onde vinha, distorcendo a ortografia para San Payo, e durante o tempo em que esteve embarcado foi desenhando no seu próprio diário. Não é que fosse um diário especialmente bem desenhado, mas o avô tinha interesses variados e o desenho era um deles.


Saímos da pequena sala rectangular e eu percebi que este atelier não tinha espaço físico. No caso do Manuel, o atelier não existe porque qualquer lugar é bom para desenhar ou para fazer experiências. Aquela sala anexa à galeria onde havíamos estado era só um local de passagem e de consulta, não era um sítio para se estar, muito menos para se ficar a trabalhar.


A parte da Galeria Monumental aberta ao público é só o rés-de-chão do edifício que faz jus ao nome. Herdado, alguns andares do edifício estão arrendados a particulares mas, à medida que vamos subindo as escadas, passamos por um fantástico andar com pé direito invejável, agora em remodelações para se transformar em residências artísticas e ateliers temporários talvez ainda este ano. O Manuel quer dar outra vida àquele espaço e tem em mente um plano em grande. Gostaria que artistas portugueses e estrangeiros pudesses passar ali temporadas, no sítio privilegiado que é o edifício e a sua localização, o próprio Largo Mártires da Pátria, a dois passos de tudo. 


Conforme ia passando pelo meio dos materiais de construção e dos pedreiros, enquanto me surpreendia que ainda houvesse mais uma porta depois daquelas todas que tínhamos acabado de abrir, o Manuel falou-me da estranheza permanente que é ser artista e galerista em simultâneo. No início, há trinta anos, aquele era um espaço mais ou menos degradado onde expôs com alguns amigos depois de ter terminado a licenciatura em Pintura nas Belas-Artes. Entretanto foi-se transformando em galeria e com essa transformação veio o conflito interno acerca do assunto. É como se fosse Deus e Diabo ao mesmo tempo, sem saber muito bem a qual corresponde cada um.


Os artistas não se deviam preocupar com as vendas do seu trabalho - outra pessoa devia conseguir promovê-los e vendê-los e os artistas só se deviam concentrar na produção. O tempo do trabalho plástico é diferente do tempo do mercado da arte, mas realisticamente o artista tem que gerir ambas as coisas. Não é fácil porque implica focos diferentes e frustrações acumuladas. 


É também para mostrar e vender que as galerias existem. Apesar da Monumental estar bem posicionada no bairro, as pessoas dali não entram porta dentro, nem só para ver. As inaugurações estão compostas, mas parece que as pessoas têm medo de entrar na galeria, apesar da amplitude da sala de exposições e do à-vontade com que somos tratados. É também por isso que deseja que o edifício se torne mais do que uma galeria, porque se tiver outro tipo de movimento, acabará por atrair pessoas que neste momento ainda não entram no espaço.


O Manuel disse-me repetidas vezes que adora ensinar, que se sente muito estimulado pelos alunos e também gosta de estimulá-los. Por vezes aparecem mentes muito frescas e é também com eles que tem ideias. No momento desta visita estava a 'fazer gelatinas'. Nem tive tempo de perguntar o que era, porque sem querer já estávamos a caminho de experimentar uma. Disse-me, enquanto fazia um espacinho entre carimbos, canetas e outros materiais, que a gelatina é um excelente meio para fazer  impressão sobre papel porque passa qualquer de tinta que esteja sobre ela. 


Impressionou-me que conseguisse manter dois discursos em simultâneo sobre o mesmo assunto sem se perder e sem me confundir. Enquanto ia descrevendo que estava a desenvolver este trabalho com os alunos, dizia que agora punha ali um bocado de tinta, depois outra camada, e alguns alunos tinham levantado o problema de serem vegan, agora era só passar o rolo para espalhar as diferentes camadas, que a gelatina não era vegan e ele tinha que encontrar forma deles fazerem o trabalho, vamos pôr aqui uma rede que está ali na gaveta do lixo útil, vai lá buscar ali, e passar aqui o diário gráfico para ficar com uma impressão, porque imagina, recusam-se a utilizar gelatina se for feita de animais e o Manuel nunca tinha pensado nisso. Ao final de um minuto, duas ideias, uma impressão e um pequeno desgosto passageiro: 'epá, estas cores ficaram um bocado feias, não foi?'.


Parece que falar com clareza e ensinar lhe é inato e que as ideias o assaltam em catadupa. Subimos para sua casa, mais um andar amplo, em madeira e cheio de luz, onde ficámos a conversar durante uns minutos até nos despedirmos. No dia a seguir iria para uma feira em Espanha, para regressar dois dias depois. Chamou-me a atenção um livro ilustrado de contos do Edgar Allan Poe, que prontamente o Manuel tirou da estante, comentou sobre o óptimo ilustrador e disse: 'leva, leva, lê e depois logo me trazes de volta'. Já tenho um pretexto para regressar.


_______________

5 comentários:

  1. um texto que descreve muito bem o Manuel San Payo. parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Agradece-se à autora do blogue o facto de vir tornar público as intenções do Sr. Manuel San Payo relativamente à utilização que quer dar aos andares de que é proprietário. É verdade que, como o autor refere, “alguns andares do edifício estão arrendados a particulares”, no entanto seria esclarecedor acrescentar que dois dos apartamentos estão alugados à associação cultural Maumaus. Sempre sem qualquer atraso, a Maumaus pagou e paga uma renda atualizada. A sua sede, num dos andares, existe aí desde a sua fundação em 1992 - recebendo sempre o apoio precioso da antiga proprietária Dr.ª Luisa San Payo, fundadora e grande impulsionadora da galeria Monumental -, onde a Maumaus desenvolve um dos mais antigos e prestigiados programas de residências artísticas em Portugal. Sim, já existe no edifício um verdadeiro programa de residências artísticas para “artistas portugueses e estrangeiros”, que é o da Maumaus, por sinal financiado pelo Ministério da Cultura. O Sr. Manuel San Payo já comunicou por carta a intenção de despejar a Maumaus das suas instalações, mesmo não havendo qualquer compromisso em falta no contrato de arrendamento, o que afecta gravemente o seu programa de residências. Isto acontece num momento de enorme especulação no mercado de rendas da cidade, que elevou o valor das rendas para níveis incomportáveis para as pequenas instituições independentes, como a Maumaus.

    Um dos andares será retirado após o Verão e o outro no final de 2019, conforme comunicado por carta e verbalmente sem qualquer tipo de justificação. É muito triste que o Sr. Manuel San Payo, querendo desenvolver residências artísticas, seja indiferente à possível morte de um programa de residências já instalado e prestigiado, pondo em causa empregos e o futuro de uma pequena associação.

    Para qualquer dúvida, pode ser consultado a página dos projetos do programa de residências da Maumaus:

    http://www.maumaus.org/Maumaus/Lumiar_Cite_-Past.html

    Ou então, o clipping de imprensa, onde constam muitas referências em prestigiadas revistas internacionais:

    http://www.maumaus.org/Maumaus/Press.html

    Por último, informação sobre o Programa Independente de Estudos de Artes Visuais da Maumaus, internacionalmente reconhecido e que se desdobra no primeiro andar, na sede da Maumaus e num dos apartamentos “alugados a particulares”:

    http://www.artandeducation.net/schoolwatch/192859/maumaus-independent-study-program-acknowledging-space-for-trembling-with-the-world


    PS. A Maumaus foi informada do despejo por carta de um advogado, pelo que quando num destes dias nos cruzámos nas escadas do prédio, perguntámos ao Sr. Manuel San Payo qual a utilização que daria aos andares que justificam a saída da Maumaus. A resposta cínica fala por si: “Vou abrir uma fábrica, uma fábrica de queijo.”

    Os trabalhadores da Maumaus

    ResponderEliminar
  3. COMUNICADO DA MONUMENTAL - CENTRO DE ARTES Ldª

    Veio a público, nos últimos dias, uma carta aberta da Associação Maumaus, queixando-se de estar a ser vítima de despejo do prédio onde tem a sua sede, de que é proprietário o sócio maioritário da Monumental - Centro de Artes, Lda, o artista plástico e professor universitário Manuel San-Payo. Por veicular tal carta ideias deturpadas da realidade e que põem em causa também a imagem deste Centro de Artes, impõem-se alguns esclarecimentos:

    1. No prédio referido funciona, como é público, a Galeria Monumental, fundada em 1986 por Manuel San-Payo e vários outros artistas.

    2. Desde há 32 anos, a Galeria Monumental tem desenvolvido, de forma permanente e ininterrupta, uma programação artística coerente e sólida no campo das artes plásticas - sendo uma galeria de arte que dispensa apresentações, quer nacional, quer internacionalmente. Tem sido também espaço de acolhimento e produção de variadíssimos eventos de artes performativas - teatro, música, dança, performance, e ainda de cinema, literatura, e outros. Tem sido ainda um centro de ensino, onde foram ministrados cursos de desenho, de gravura, desenho de modelo, e outros.

    3. A reacção veiculada na referida carta, manifestou-se apenas quando foi publicada no suplemento on-line P3, do jornal Público, uma entrevista a Manuel San-Payo, onde este fala de projectos de expansão da actividade da Galeria Monumental que incluem, entre outros, os de realização de residências artísticas. Foi em comentário a essa entrevista que Joaquim Beck, pseudónimo de Jürgen Bock, veiculou a tomada de posição dos “trabalhadores da Maumaus”, que estariam a ser vítimas do “despejo” da associação e da onda de especulação imobiliária.

    4. Manuel San-Payo teve já a oportunidade de esclarecer, em entrevista ao jornal O Corvo, que não se trata de nenhum despejo, mas do simples término de dois contratos de arrendamento que o senhor Jürgen Bock estabelecera.

    5. Quanto à queixa de que não terá sido avisado a tempo, é de esclarecer que um dos apartamentos - aquele onde funciona efectivamente a sede da Associação Maumaus - terminará o seu contrato no final do ano de 2019. Foi-lhe portanto comunicado com muito mais do que o tempo legal a intenção de não vir a renovar esse contrato, na certeza de que, com as várias declarações de mérito cultural e os fortíssimos e variados apoios institucionais e privados, nacionais e internacionais, a associação não terá qualquer dificuldade em encontrar uma alternativa. Apesar da onda de especulação imobiliária, que não tem rigorosamente nada a ver com este assunto.

    6. A Associação Maumaus e o senhor Jürgen Bock reconhecem não terem qualquer direito de propriedade, nos termos da lei, sobre os dois andares em questão, nem sobre outros que terão no passado ocupado e utilizado informalmente no mesmo prédio.

    7. A Monumental - Centro de Artes tem em curso um projecto de expansão, de que dará oportunamente notícia detalhada.


    Lisboa, 30 de Junho de 2018

    A Direcção da Monumental Centro de Artes Lda / Galeria Monumental

    ResponderEliminar
  4. Obrigado, gostei muito!
    Fiquei curioso pelo espaço, hei-de espreitar.

    ResponderEliminar