Aba Dropdown

quarta-feira, 27 de abril de 2016

INEZ WIJNHORST


A Inez Wijnhorst (Maassluis, Países Baixos, 1967) vive em Lisboa há mais de duas décadas: tirou pintura nas Belas Artes de Lisboa e neste momento vive num lindíssimo prédio na Baixa. É um prédio antigo, daqueles que começaram a ser destruídos para serem feitos hotéis. Viradas para a rua estão duas grandes janelas: as do seu atelier.

Entrar na casa da Inez é fantástico. Depois de se atravessar uma ourivesaria, sobem-se uns quantos andares em madeira e a Inez está à porta à nossa espera.


Vista panorâmica de parte do atelier com a Inez.
(clicar para ampliar)
A casa está dividida a meio: um lado para ela, outro para o marido. Aquele espaço solitário é só seu e é nítido que o enche. De tão branco que é, quase ofusca: 'tudo aqui está sobre rodas, gosto de pensar que posso mover qualquer móvel para o outro lado. Gosto de me ir sentar à janela, aproveitar o sol. Outras vezes, gosto de estar recatada'.

Parte da 'garden party', que está por todo
o lado no seu atelier.
Começar a conversa não foi difícil. Depois de me ser apresentada a gata, sua assistente, o gelo quebrou-se imediatamente. Neste momento está a pintar uma 'festa no jardim'.

'Esta garden party, como gosto de lhe chamar, veio de uma necessidade. Ultimamente sou assoberbada pelas obras que estão a fazer aqui ao lado. A minha vizinha já teve que sair. Os pedreiros até me deram tampões para os ouvidos! A minha paz foi perturbada, por isso precisava de recriar um jardim, o jardim que não tenho'.

'Os dias de chuva
são muito bons
para pintar jardins
parece que crescem
mais depressa'

'Às vezes pensamos que o que queríamos era viver... sei lá, num bosque. Até eu! Era o que eu gostava, uma casinha no bosque. Mas depois penso: se vivesse rodeada disto que pinto, já não poderia pintá-lo. Era adquirido, já não era uma necessidade. Assim, tenho as duas coisas: uma casa na cidade e um jardim no atelier.'

Quando a Inez chegou a Portugal e foi estudar para as Belas-Artes, não falava português. Era difícil acompanhar as aulas e a linguagem que lhe era familiar era a da geometria. 'Sempre gostei muito de matemática. Tive um professor que me dizia que, da sua experiência, as mulheres não tinham tão boas notas. Acho que isso me impulsionou.'



A geometria é aquilo que lhe permite ver que há coisas por trás das coisas, que permite ordenar e perceber diferentes camadas. 'É uma questão de perspectiva, nunca estamos a ver o todo, não é?' Geometria é uma questão de humildade no sentido em que há sempre pelo menos um lado que não vemos.

Quando lhe peço para ver livros de artista, mostra-me este.

A questão é a seguinte: o que é que estas imagens têm em comum? 











E, no fim, a resposta é clara: todas elas, apesar de diferentes, são formas de ser ver aquele cubo. Desde planos do cubo ao cubo inteiro 'all object truth is one'.

As coisas estão todas interligadas e a Inez não força essas ligações. Pelo contrário: fá-las aparecer. É uma espécie de efeito borboleta, exceptuando que não se dá num ponto e depois o ponto progride. O que acontece é dar-se a todo o momento entre todas as coisas, como uma rede segura.


É claro para mim que o tempo que a Inez passa naquele atelier tem muita qualidade. Vê-se que é um espaço vivido.

'Por vezes estou aqui um dia inteiro e sei que avanço, apesar de não ter feito nada. É uma questão de espera, tenho que esperar porque as ideias se estão a fazer'.



Ultimamente tem escrito poesia em inglês. 'É uma coisa que me dá, eu nem sequer penso em inglês, penso em português. Mas por alguma razão as coisas tornam-se mais claras para mim quando tenho que as colocar noutra língua.'

Mas ainda sobre a geometria há mais a dizer. Quando começa a desembrulhar uns desenhos, ainda antes de eu os ver, exclama 'que lindo! Isto não é lindo? É lindo, lindo!' e o seu entusiasmo é contagiante. Eu poderia mesmo, depois daquele dia, ter começado a estudar geometria se a Inez fosse minha professora.

'Peixinho grande
comeu peixinho
pequeno'

'Às vezes tenho que parar. Saio para a rua, perco o meu centro, sou agredida, por isso tenho que me recolher durante algum tempo para pensar e estar sozinha. Só quando o meu centro está sólido é que posso voltar a dar-me. Eu acho que, quando os outros nos rejeitam, a rejeição é sempre injusta. Os outros nunca sabem quais são as nossas razões, por que nos demos, em que quantidade nos demos e de que modo essa rejeição nos vai afectar. A forma como os outros nos vêem é sempre injusta em relação àquilo que somos. Por isso, prefiro não saber por que me rejeitam. Mas eu só posso acreditar nisto quando estou equilibrada. Caso contrário, terei outros pensamentos a dominar-me'.


_____________

A Inez Wijnhorst está contactável através do seu facebook e do seu site pessoal.

Sem comentários:

Enviar um comentário